5 estratégias de estudo para você!

5 estratégias de estudo para você!

Saiba como se organizar para otimizar os estudos e garantir um bom desempenho nas provas para concursos públicos

Estudar para concursos, como já dissemos em inúmeras oportunidades, requer muita dedicação e comprometimento. O caminho até a aprovação para uma carreira tão almejada pode ser longo. Dessa forma, é fundamental criar o hábito de estudar, adotando técnicas que funcionam e que estão adaptadas à sua realidade, em particular. Para que o melhor aproveitamento dos estudos seja garantido, fizemos uma lista com cinco estratégias de estudo que ajudam a absorver e a fixar melhor o conhecimento. Confira!

  1. Estudar em um ambiente adequado

Um aspecto que precisa ser levado em consideração e que também faz parte da estratégia de estudos é o ambiente escolhido para estudar. Um ambiente sem distrações, silencioso e calmo é o mais propício para que seja possível manter o foco e realizar uma leitura realmente concentrada.

O foco e a concentração são primordiais para conseguir absorver o denso conteúdo exigido nos concursos para carreiras jurídicas. Portanto, é importante definir um espaço para estudos que favoreça isso sempre e, neste lugar, deixar os materiais de estudo sempre acessíveis, evitando dispersar-se enquanto estuda.

  1. Definir um cronograma e segui-lo

Em relação à parte pragmática, o plano de estudos é a primeira coisa a ser feita. É a partir da elaboração de um cronograma que será possível sistematizar os estudos. O que deverá ser estudado a cada dia, de acordo com o peso das diferentes disciplinas exigidas, quais os materiais a serem lidos, entre outros pontos.

Com o cronograma, a organização dos estudos é muito mais assertiva. É possível fazer a divisão de tópicos do edital que precisam ser estudados, em determinado período, para contemplar todos de maneira eficiente e em tempo hábil para a realização da prova.

  1. Complementar os estudos com videoaulas

Há diferentes perfis de estudantes.  Há pessoas que assimilam melhor os conteúdos lendo textos e outras assistindo a vídeo-aulas, por exemplo. De qualquer maneira, acompanhar o conteúdo por meio de um professor, que esclareça melhor os assuntos, que, eventualmente, podem não ter ficado completamente claros somente com a leitura, pode ser uma estratégia muito eficaz.

  1. Elaborar resumos

Já falamos aqui no blog sobre fazer ou não resumos daquilo que já foi estudado anteriormente. A conclusão foi de que, fazendo de forma correta, este método pode funcionar, principalmente para fixar pontos importantes e mais difíceis. O processo de aprendizagem tem diversas fases e, ao transcrever o conteúdo, há novamente o contato com o assunto. Assim, após ter estudado a fundo determinado tema, é interessante, algum tempo depois, retornar a ele para uma revisão.

  1. Fazer simulados regularmente

Por fim, é fato que tudo o que foi estudado necessita ser exercitado na prática. É dessa forma que o conhecimento é construído, e não apenas retido na memória por um determinado período – a velha “decoreba”. Para que a aprovação num concurso público seja alcançada é essencial treinar para as provas. Conhecer as tendências da banca, resolver questões de concursos que já ocorreram e identificar os pontos que requerem mais atenção.

A estratégia oferecida pelo VIPJUS

O método VIPJUS agrega todas estas estratégias. Cada uma das ferramentas do método podem ser aplicadas para uma preparação, de fato, efetiva. Os alunos são avaliados constantemente e individualmente, no sentido de definir quais as particularidades de cada um em relação aos seus objetivos de preparação. Assim, um cronograma semanal de estudos é elaborado, com base na disponibilidade de cada aluno. Neste plano de estudos, há a indicação de todos os conteúdos a serem estudados, inclusive determinando as páginas para leitura de cada disciplina.

Entre os materiais de apoio disponibilizados aos alunos estão aulas em vídeo, específicas e voltadas exclusivamente à elaboração de peças práticas. Ainda, há, semanalmente, videoaulas de 10 minutos, com grandes nomes do Direito, fazendo orientações pontuais a respeito dos principais e mais relevantes tópicos da matéria estudada durante a semana – o já consagrado “VIPJUS é 10”. Além disso, com o intuito de auxiliar na revisão da matéria, o VIPJUS envia, também semanalmente, um resumo em PDF de todas as disciplinas, conforme os pontos estudados no cronograma.

Simulados com questões objetivas, dissertativas e práticas são aplicados e, posteriormente, corrigidos de forma criteriosa e individualizada pelos professores do método. Para os alunos que são aprovados às fases orais, ainda é oferecido um bônus: uma simulação completa do exame oral, para que os professores avaliem a postura e oratória do candidato. E muito mais…

E você? Já conhece o método VIPJUS? Baixe aqui o guia completo e conheça cada uma das ferramentas. Agora, conte-nos aqui nos comentários: qual a estratégia que você tem adotado na sua preparação?

 

Leia mais: Como saber se está na hora de prestar um novo concurso público?

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Pré-reserva VIPJUS

Newsletter

Share This