4 técnicas para melhorar a concentração nos estudos para concurso

4 técnicas para melhorar a concentração nos estudos para concurso

Muitos são os desafios de quem quer ser aprovado em um concurso jurídico. Elaborar um cronograma de estudos, adequar a rotina de forma que consiga equilibrar o tempo entre os livros e o lazer, manter o foco, entre outros. Dentre tantas dificuldades, talvez a maior delas seja manter e melhorar a concentração nos estudos para concurso, o que é fundamental para otimizar seus resultados e melhorar seu desempenho na prova.

Para ajudá-lo a superar essa barreira, preparamos este post com 4 técnicas que o ajudarão a melhorar a concentração nos estudos. Acompanhe!

1. Fazer pausas em ambientes naturais

Uma boa forma de melhorar a sua capacidade de concentração é fazer pausas e aproveitá-las em ambientes naturais. Isso porque ambientes como praças e parques possuem um alto poder de redução do estresse e da fadiga.

Portanto, quando for realizar uma pausa nos seus estudos, considere aproveitar este tempo junto à natureza. Se não tiver um parque por perto, vale o quintal da sua casa. Em último caso, sair para dar uma volta pelo seu bairro também pode funcionar. 

Com certeza você voltará revigorado e sua concentração melhorará muito para a próxima rodada de estudos!

2. Desligar aparelhos eletrônicos

Se desconectar da internet e dos aparelhos eletrônicos parece uma tarefa cada vez mais difícil. Computador, televisão e principalmente celular fazem parte do nosso dia a dia, e abdicar deles, mesmo que seja só por alguns momentos, pode ser um tanto quanto complicado para algumas pessoas.

Entretanto, esse hábito é fundamental para quem quer melhorar a concentração nos estudos. Senão, qualquer pequeno ruído pode tirar o seu foco e a sua atenção. Afinal, como não ficar curioso com aquela notificação que você ouviu ou com aquela notícia que está passando na televisão, ainda que ela esteja no mudo?

Se concentrar com tantos dispositivos eletrônicos competindo pela sua atenção é realmente difícil. Por isso, opte por desligar todos eles e religá-los somente durante os intervalos do seu estudo. No começo, pode parecer impossível, mas nós garantimos que o esforço vale a pena.

3. Manter seu ambiente de estudo organizado

Parece clichê, mas é verdade. Um ambiente limpo e sem bagunça ajuda na organização das ideias. O resto da sua casa pode até estar todo bagunçado, mas o espaço em que você estuda precisa estar impecável. 

Muitas coisas espalhadas acabam dispersando a sua atenção e resultando em uma menor concentração, o que vai acabar afetando o seu rendimento. Além disso, você pode acabar perdendo tempo procurando coisas que deveriam estar ao seu alcance, mas que estão perdidas em meio a tanta bagunça. E lembre-se: é imprescindível que o seu ambiente também seja silencioso!

4. Utilizar a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é excelente para quem quer melhorar a concentração nos estudos. Elaborada no final da década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica parte do princípio de que dividir o trabalho em blocos melhora a agilidade do cérebro e aumenta a capacidade de uma pessoa se manter focada.

Vamos explicar basicamente no que ela consiste: primeiro, você deve listar as tarefas (no seu caso, vale listar os conteúdos a serem estudados) que devem ser executadas. Depois, foque exclusivamente em uma tarefa durante 25 minutos cronometrados. Ao fim deste tempo, dê uma pausa de 5 minutos para se alongar, buscar uma água ou qualquer coisa que o ajude a relaxar. Risque na sua lista as tarefas cumpridas e passe para a seguinte. 

Quando cumprir 4 pomodoros (ciclos de 25 minutos), faça uma pausa maior, de cerca de meia hora. O método o auxiliará a se concentrar, já que você não pode, sob nenhuma hipótese, parar um pomodoro para fazer outra coisa que não seja cumprir a sua tarefa. 

Gostou deste texto e acha que nossas técnicas para melhorar a concentração nos estudos podem ser úteis para outros amigos que também vão prestar concurso? Compartilhe o post em suas redes sociais para ajudá-los também! 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Newsletter

Share This